[CRUCIFICANDO A CARNE]  

Postado por Robby ㋡




(Por: Robson Luiz)


Palavra-chave: Mateus 16:24


“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”


Existe algo que nos impacta dia-a-dia no que diz respeito a palavra de Deus quando ela se refere a negar-se a si mesmo, pois é uma decisão que exige algo muito além do que pensamos ou imaginamos, vai muito além da nossa compreensão humana; mas vamos tentar entender o que Jesus está querendo nos mostrar neste versículo, por isso, vou fragmentá-lo em quatro partes e quero que você, juntamente comigo, vamos seguir estes passos até a cruz de Cristo.



PASSO 1: "Se alguém quer vir após mim ...”


Ninguém é obrigado à ir até Jesus, no versículo é usado um verbo de condição (o verbo “se” ), isso significa que a decisão de seguir a Jesus é nossa, pois Ele tomou sobre si os nossos pecados, se submeteu a vontade e missão que lhe foi proposta (Isaías 53:4-5); então a parte d’Ele já está feita, falta a nossa parte, porém, muitas vezes ficamos acomodados querendo a benção e não o Abençoador, não estamos dispostos a fazer este sacrifício, que na verdade, exige apenas uma reposta positiva, assim como diz Mateus 5:37:


“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto vem do maligno.”




PASSO 2: “...a si mesmo se negue...”



Samanta, uma irmã da igreja que freqüento, sempre repete o trecho da música da banda Megafone: “Permaneça e obedeça, mesmo quando você não sabe o porquê ... FIEL ATÉ O FIM”, quando ela fala esta frase, eu associo ao fragmento do texto de Mateus 16:24, que diz “...a si mesmo se negue...”, porque para ir à Jesus você deve permanecer e obedecer, mas quando negamos a nós mesmos, não sabemos o porquê temos de realizar este ato que aparentemente é difícil, mas na verdade é um ato de humilhação. Para que você possa entender o contexto do fragmento de Mateus 16:24, vamos ler uma parábola muito conhecida que impactou muito a minha vida, a parábola do fariseu e do publicano, que se encontra em Lucas 18:9-14 :


“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”



Agora, vamos relembra a frase que citei anteriormente: “Permaneça e obedeça, mesmo quando você não sabe o porquê ...FIEL ATÉ O FIM”, o que minha amiga quer dizer a mim? Por que ela repete diversas vezes esta frase a mim?


“Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.”

Deuteronômio 8:5


“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração, tu as inculcarás ateus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

Deuteronômio 6:6-7


Com certeza esta frase tem sido algo que ela tem vivído, e na intenção de almejar que eu negue a mim mesmo e siga a Cristo, repetidas vezes minha amiga continuará falando esta verdade até que eu entenda. A palavra INCULCAR, no grego, quer dizer, colocar a força, é como se alguém rachasse a nossa cabeça ao meio e colocasse os ensinamentos em nossas mentes, assim, minha amiga Samanta, com graça, amor e discernimento, tem me ensinado a ser fiel.

Mas você pode se perguntar: O que tudo ter a ver com negar a si mesmo? Eu te respondo: Tem absolutamente tudo a ver, quer saber porquê?

Quando aquele publicano bateu no peito dizendo “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”, ele estava se humilhando (permaneça e obedeça), em uma atitude sincera reconheceu que era um pecador (mesmo quando você o porquê...) e precisava que Deus fosse misericordioso para com ele, pois a palavra de Deus diz que “ se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”(I João 1:9)




PASSO 3: “...tome a sua cruz....”


Esta parte do versículo de Mateus 16:24, é a “pedra no sapato” de todas as pessoas que o lêem; mas será que temos de realizar o mesmo feito de Jesus na cruz, no que diz respeito a sua morte? Não! Você apenas deve entender o que Cristo quis dizer com”tomar a sua cruz”.


Quando Cristo disse para tomarmos a nossa cruz, de uma forma metafórica, Ele estava se referindo a crucificação da carne; este ato de crucificar a carne deve ser diário, pois a luta que temos contra a carne e o Espírito também é diária,como o texto de Gálatas 5:24 nos mostra:


“E os que são de Cristo Jesus,crucificaram a carne, com as suas paixões e concupciênscias.”


É algo profundo e decisivo, sério e objetivo; temos que decidir viver para Cristo e por Cristo, para que não corramos atrás do vento (Eclesiastes 2:26), firmando alianças com Deus, sem que possamos cumprir.


“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares.

Eclesiastes 5:4-5

Sabendo que a nossa natureza é pecaminosa, precisamos da glória de Deus em nossas vidas, pois crucificar a carne é se abster de toda a “glória” que o nosso ego deseja ser saciado diariamente por elogios, fama, dinheiro, posições, dentre muitos fatores. Isso é tomar a cruz.


“É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

João 3:30



“que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.

Salmo 8:4-5


“Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.”

Romanos 8:19-21


PASSO 4: “...e siga-me.”



Até agora vimos o quanto é sério a mensagem que Mateus 16:24 nos traz, mas a parte final é o clímax, é a decisão que nos porá a prova, pois a nossa vida (depois que crucificamos a carne) está em Cristo, e podemos crescer juntamente com Ele, a questão é: se queremos voltar para a nossa antiga vida, ou viver uma aparência com Cristo, continuando nos rudimentos mundo; qual será a sua escolha?


“Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?

Colossenses 2:20-22


“porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”

Colossenses 3:3-4


Você ainda se lembra da frase da minha amiga?

Será que agora ela faz sentido para você?


“Permaneça e obedeça, mesmo quando você não sabe o porquê ...FIEL ATÉ O FIM.”


Seguir a Cristo é ser fiel até o fim, uma atitude de desmoronar os rudimentos do mundo em nossas vidas e nos alicerçar em Cristo, na pedra angular que os construtores rejeitaram

(Salmo 118:22), por isso, vou dividir esta frase em quatro partes:


PERMANEÇA: “Retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa.” (Hebreus 10:23)


OBEDEÇA: “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15:22)


MESMO QUANDO VOCÊ NÃO SABE O PORQUE: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e eu a encherei.” (Salmo 81:10)


FIEL ATÉ O FIM: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (I Coríntios 1:9)


“o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 1:8)


E você, quer decidir pela cruz de Cristo e seguir a Jesus, é a sua oportunidade, falo isso porque minha vida tem mudado completamente após ter tomado esta decisão.

Espero que você seja verdadeiramente tocado em o nome de Jesus.


Um beijo do seu amigo e servo Robson



"Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo."
I Coríntios 1:17